top of page
Buscar

Gratidão pelo Ano que passou e Boas-vindas para o Ano que está começando!

  • Foto do escritor: Camila Peixoto de Almeida
    Camila Peixoto de Almeida
  • 1 de jan.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 12 de jun.



A cada ano, gosto de refletir e agradecer todas as bênçãos, graças, coisas, pessoas, acontecimentos, que cruzaram o meu caminho. Olhar todas as escolhas que fiz e que me trouxeram até aqui e agradecer por todas elas.


Agradecer pelas falhas, tropeços, pedras no caminho – quem já estudou comigo sabe que estou parafraseando Carlos Drummond de Andrade – e por todos os aprendizados que tive.


Agradeço a Deus, ao Universo, ao Todo, à Energia Superior, por toda vez que caí e me carregou até estar pronta para voltar a andar com as minhas próprias pernas. E agradeço, também, por tudo que colocou no meu caminho.


Uma das coisas que tive contato neste ano que terminou, foi o livro Limites Internos, de Steven Pressfield, que li em dois dias e não tive a mesma percepção que uma colega da Tribo do Livro teve. Isto me fez parar e questionar: como não vi isto? Então li de novo, me limitando a ler 15 páginas por dia. Este livro me trouxe dois grandes aprendizados:


Quanto mais sentimos medo de algo, mais certos podemos estar de que este é o caminho que temos que seguir.

E,

O trabalho criativo não é um ato egoísta nem uma tentativa de chamar a atenção. É um dom ao mundo e a todos os seres que nele habitam. Não nos prive de sua contribuição. Dê-nos o que recebeu.

(PRESSFIELD, 2021)


É engraçado como, justamente neste ano que começa, que é um ano 9 para mim, de encerramentos, me vem uma – ou duas – mensagens como esta.


A Academia foi uma ideia que surgiu em 2021. Foi lá que desenhei o primeiro esboço do que queria. Muito aprendizado precisou acontecer para que ela se concretizasse. Para que eu pudesse multiplicar algum conhecimento. Olha quantas águas se passaram, quantos cadernos escritos, livros lidos – quantos medos a serem superados.


E, em 2021, eu estava entrando num ano 5, família. E foi exatamente o que aconteceu: voltei a trabalhar com minhas irmãs. Mas foi somente hoje, refletindo sobre o ano que passou, que enxerguei tudo isto.


E me veio a cabeça um filme que eu adoro: Sob o sol da Toscana, dirigido por Audrey Wells, além de uma fotografia incrível – e uma inveja enorme de querer mudar para lá, kkkk – ele traz uma mensagem sutil, como as nossas vidas: sutis.


Alerta de spoiler: se não quiser saber, pula!


No filme a atriz Diane Lane, faz o papel da protagonista Frances Mayes, uma escritora que decide recomeçar sua vida na Toscana, após um divórcio. Num caminho do ônibus de turismo ela vê uma casa, desce do ônibus e decide comprar a propriedade na Toscana. O corretor questiona-a: por que ela quer comprar aquela casa? Então, ela conta seus desejos mais profundos: eu quero um casamento nesta casa, cozinhar para a minha família e ver crianças crescendo aqui. Mais ou menos isto, se a minha mente não está reescrevendo minhas memórias.


Os sonhos da Frances eram casar, ter filhos e cozinhar para sua família naquela casa.


O filme acaba com um casamento naquela linda Villa Toscana, totalmente restaurada. O casamento é de um dos operários que trabalharam na reforma e, a filha de um cultivador de uvas da vizinhança. Sua melhora amiga, que deixou Nova York e veio morar com ela, acabou tendo um bebê naquela casa e quem cozinhou para a festa foi a Frances.


O corretor reaparece e comenta: você realizou todos os seus sonhos! E só então ela percebe.


Acabou o spoiler, ufa!


Quando olho meu curso inicial, e o tempo que demorou para concretizar a Academia ... Lógico vem alguma frustação – a gestação foi longa – mas vem também, o aprendizado, o crescimento, a maturidade, a sutilidade.


O tempo não nos pertence!


O primeiro dos cursos está sendo lançado na versão 2.1. Ou seja, tivemos as versões 1.x, que nem me lembro quantas foram; e a aversão 2.0 – totalmente diferente da anterior – antes desta, 2.1. finalizada – mas com certeza não definitiva.


Então, gratidão por todo este tempo de construção de algo que realmente agregue ao mundo algum conhecimento!


E bem-vindo 2025!!! Bem-vinda Academia Casa73!!! Este é o nosso blog!!! Vou dar a minha cara a tapa!!! Vou me expor, vencer meu medos, estar pronta para os feedbacks, para os julgamentos ... Sei que vão ter aqueles que vão gostar de mim – um pouquinho, pelo menos kkkk – e sei que terão aqueles que serão meus haters – para ambos muito amor em 2025!!! Estou preparada!!!


Que este ano, eu e todos da Academia Casa73, tenhamos novos aprendizados e possamos multiplicar todos eles!!! Que novas oportunidades surjam e que possamos aproveitar algumas e saber que não é o momento de outras!!! Que 2025 seja de muito sucesso compartilhado com todos que fazem parte deste sonho!!!


Venha também com a gente!!!


ree






ree

Tudo se move em ciclos

Eu confio no fluxo da vida e respeito os meus próprios ciclos

Eu solto tudo que não me serve mais

Eu me permito receber infinitamente

Assim como as estações mudam

Minha vida evolui de forma natural e perfeita

Há momentos de ação e momentos de pausas

Eu me permito seguir o ritmo do universo

Eu pauso quando necessário

Recomeço quando for preciso

Eu respeito meu tempo de florescer

Mas não me paraliso na espera

Eu ajo com consciência e determinação

Escuto meu ritmo sem comparação

Sei que o descanso é necessário para um fluxo criativo e produtivo

Lei do Universo número 5 – Lei dos Ritmos, Raissa Zoccal




Aprenda Mais:


PRESSFIELD, Steven. Como Superar Seus Limites Internos: aprenda a vencer seus bloqueios e suas batalhas interiores de criatividade. Tradução: Gilson César Cardoso De Souza. 1a ed. São Paulo, SP: Editora Pensamento Cultrix, 2021.


ZOCCAL, Raissa. “Você está fluindo ou resistindo? Sintonize com o Fluxo do universo”. Yoga Mudra Raissa Zoccal, 2025. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5N_Fq0mC-FE&t=486s.

 
 
 

Comentários


Assine para ser avisado quando o próximo texto for publicado

© 2035 by The Book Lover. Powered and secured by Wix

  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page