top of page
Buscar

A Roda da Vida da Academia Casa73

  • Foto do escritor: Camila Peixoto de Almeida
    Camila Peixoto de Almeida
  • 5 de jan. de 2025
  • 5 min de leitura

Atualizado: 21 de ago. de 2025

A Roda da Vida é a representação das Áreas Chave da nossa Vida.


É comum as Rodas da Vida terem até 12 aspectos apenas. Esta ferramenta que desenvolvi para o Curso Projeto de Vida da Academia Casa73, abrange dezesseis aspectos de quatro áreas da experiência humana para equilibrá-los em nossas vidas. Ela é resultado de estudos que fiz durante três anos e da minha própria experiência, aplicando o modelo tradicional e sentindo falta de algumas coisas.


Cada raio mostra o rolamento desta roda. O ideal é que este rolamento seja suave e equilibrado. Esta ideia eu tirei do médico, you tuber, especialista em produtividade e autor do livro Feel-Good Productivity, Ali Abdaal (1994-). Nela, podemos visualizar onde estamos prosperando e onde estagnamos ou regredimos.


A ideia da Roda da Vida é darmos notas para cada uma desta áreas olhando o quanto estamos satisfeitos com ela.


Os autores do livro A Única Coisa, nos falam que não existe equilíbrio se colocarmos em quantidade de tempo dedicado. Sempre, no mundo contemporâneo em que vivemos, vamos dedicar mais tempo ao trabalho do que às outras áreas. E está tudo bem com isto!


Por isto gostei tanto da ideia de Ali Abdaal. Depois de analisarmos cada área, fechamos a roda e vemos como está o seu rolamento. O equilíbrio é rodar. Pode até estar um pouco murcho aqui e um pouco mais cheio ali, mas tem que rodar.


Eu dividi a Roda da Vida da Academia Casa73 em quatro grandes áreas de nossas vidas. Veja se concorda comigo?


  1. Meus Eu’s

  2. Meus relacionamentos interpessoais

  3. Minha consciência como profissional

  4. Minha relação com a vida



Vamos olhar cada uma delas:


  1. Nos Eu’s, eu concentrei todas as formas de nossa existência: nossa mente, nosso corpo, nossa alma e nosso intelecto.

    1. Mente: trata-se de equilíbrio emocional, saúde mental e exercícios como meditação ou yoga. Nossos medos, resiliência, fragilidades, resistência e como lidamos com tudo isto no nosso dia a dia

    2. Corpo: agora é a saúde do corpo mesmo, a disposição, as reações físicas com nossa alimentação e os hormônios equilibrados. É o autocuidado físico.

    3. Alma: toda a nossa espiritualidade, aquilo em que acreditamos; nossos valores e nossa práticas diárias em relação a eles.

    4. Intelecto: é refletir sobre o desenvolvimento intelectual, nossas aspirações, habilidades, competências, e principalmente, nossa educação continuada – ou como está na moda dizer, lifelong learning.


  2. Em trabalho, eu visualizei todas as relações profissionais que possuímos.

    1. Carreira e realização: neste item reflito sobre as minhas carreiras – ou anticarreira, como gosta de chamar Joseph Teperman, em seu livro de mesmo nome, Anticarreira – meus objetivos profissionais e se estou realizada com eles.

    2. Missão e Propósito: depois da pandemia passei anos me aprofundando neste assunto em busca da minha missão de vida e meu propósito. Nem sei quantos livros li e, cursos eu fiz sobre o assunto. E, hoje, ainda não tenho grandes certezas.

      Em algum livro, eu li que poucas pessoas descobrem sua missão e seu propósito na vida; e em outro, que um dia esbarramos neles, quando paramos de procurar.

      Enfim, sigo tentando realizar o meu melhor a cada dia, melhorando a mim mesma com isto. É o que chamo de sucesso.

      Vou deixar alguns conceitos que encontrei nesta busca para facilitar a reflexão.

      1. Missão: é o que se deve fazer; é uma tarefa; é um compromisso; é o norte estratégico que guia as nossas ações e decisões diárias.

      2. Propósito: é o porquê devemos fazer tal coisa; é encontrar finalidade nas pequenas tarefas do dia a dia; é um desejo interno que impulsiona e nos move diariamente; é o que dá sentido para a vida; é o coração inspirador que infunde significado e paixão a tudo.

    3. Dinheiro: mais do que analisar a nossa situação financeira – e é por isso que não coloquei finanças, como nas outras Rodas da Vida, e usei, propositalmente, a palavra dinheiro – é conhecer a nossa relação com o dinheiro. O dinheiro que ganhamos, o dinheiro que gastamos, o dinheiro que doamos, o dinheiro que desperdiçamos, e tantas outras formas.

    4. Pegada: é o nosso legado e, o que usamos para alcançá-lo; é o mundo que vamos deixar e o uso que fizemos deste planeta enquanto estivemos aqui.


  3. Relacionamentos: aqui inclui todas as relações interpessoais que temos.

    1. Família: trata-se da relação que temos e da relação que gostaríamos de ter com cada membro da nossa família.

    2. Romance: é olhar o dia a dia e como sair da rotina, ser criativa e buscar nas pequenas coisas o amor, sempre.

    3. Amizades: aqui incluo as verdadeiras amizades e os coleguismos.

    4. Mundo: todas as outras formas de relações interpessoais entram aqui, como por exemplo, como me relaciono com um desconhecido na fila do pão. Mas eu vou além, incluo, também, minhas relações com todas as formas de vida: natureza, animais domésticos ou não, minhas plantas, enfim, tudo que tem vida, e eu admiro.


  4. Em vida, coloquei tudo que traz prazer e que dá sentido ao viver.

    1. Alegria: primeiro de tudo, o que significa alegria para você? Rir, brincar, dançar, ler um romance? Reflita sobre plenitude, felicidade e paz de espírito.

      Eu associo plenitude a estar presente, estar plenamente vivendo o agora. Este comportamento não faz parte da natureza humana. Infelizmente, o consciente coletivo está preparado para viver nas lembranças do passado ou preocupado com o que pode acontecer no futuro desconhecido.

    2. Hobby: criei uma área da vida especificamente para este âmbito porque é a primeira que sacrificamos nas crises. Hobby está normalmente atrelado a diversão e criatividade nas Rodas da Vida. E eu não vejo associação entre estas três áreas. Então, o que você tem feito do seu hobby?

    3. Criatividade: depois de estudar muito sobre criatividade, eu entendi que é uma área da vida que precisa ser cultivada. Trata-se da nossa imaginação. O que você tem feito para sonhar – ou voltar a sonhar – acordado(a)? Viajar, assistir um filme, conhecer pessoas novas, conversar com estranhos, escrever um diário – são ideias para fluir sua criatividade.

    4. Diversão: às vezes precisamos de muito pouco para se divertir. Pense nisso!


Esta é a nossa Roda da Vida! Espero que tenha gostado e que se identifique com ela. E se não for assim, adapte-a para o seu momento de vida!!!


Eu sugiro que dedique um tempo somente seu para analisar as Áreas da sua Vida. Crie uma ambiência: aromas, música, com uma vista acolhedora, tomando uma bebida reconfortante e usando suas mãos para desenhar os pontos da Roda da Vida. Use todos os sentidos que puder. Não esqueça de imaginar e sonhar. Se entregue, esteja plenamente ali – somente o aqui e o agora existem. Converse com Chronos – o Deus grego do Tempo – e peça para que o Tempo pare por alguns instantes para que você se deleite deste momento.


Baixe a Roda da Vida da Academia Casa73 aqui.


Aproveite e Divirta-se!









Aprenda Mais:


ABDAAL, Ali. Feel-Good Productivity: How to Do More of What Matters to You. New York: Celadon Books, 2023.


KELLER, Gary; PAPASAN, Jay. A única coisa: a verdade surpreendentemente simples por trás de resultados extraordinários. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.


TEPERMAN, Joseph. Anticarreira: O futuro do trabalho, o fim do emprego e do desemprego. 1. ed. São Paulo: Joseph Teperman, 2019.

 
 
 

Comentários


Assine para ser avisado quando o próximo texto for publicado

© 2035 by The Book Lover. Powered and secured by Wix

  • Youtube
  • Instagram
  • Facebook
bottom of page